O Que é Marketing Multinivel (MMN)?
Marketing Multinível, também muito conhecido por Marketing
de Rede ou Marketing de Relacionamento.
Como o nome sugere, múltiplos níveis de pessoas divulgam
produtos para consumidores. Um representante de vendas (também chamado de
distribuidor, membro, consultor ou semelhante dependendo da empresa) consegue
consumidores e também patrocina e treina outros representantes a fazer o mesmo
que ele. Isso acaba criando uma rede de relacionamentos, dai os nomes Marketing
de Rede e Marketing de Relacionamento.
Um sistema de marketing em múltiplos níveis é o que todas as
empresas querem (tradicionais ou MMN). Se você já viu uma empresa tradicional
anunciar algo como: “Indique um amigo e ganhe um desconto na próxima compra“,
você já ouviu falar de Marketing Multinível. Todos os ramos de negócio usam
essa técnica. Profissionais liberais (médicos, dentistas, contadores,…)
conseguem a maioria dos seus clientes baseado em indicações pessoais. Todos
esses negócios estão simplesmente tentando fazer com que seus clientes atuais
divulguem e distribuam seus produtos e serviços para novos potenciais clientes.
A Empresa Tradicional
Numa empresa tradicional, um gerente de vendas e alguns
representantes de vendas são contratados. A empresa então está limitada tanto
ao número de pessoas que elas podem contratar de acordo com os recursos
financeiros que a empresa dispõe para pagar salários, quanto a quantidade de
pedidos que um gerente pode atender. Uma vez que um gerente esteja bastante
atarefado, ela pode contratar um novo gerente, ou quem sabe promover um dos
representantes. Se comparado ao MMN, esse talvez seja o modelo de marketing
“multi-largura” uma vez que a empresa cresce horizontalmente, ao invés de
verticalmente.
A Empresa de MMN (Marketing Multinível)
Uma empresa de MMN começa recrutando uma pessoa, que
consegue consumidores e patrocina novos representantes (até aqui é igual ao modelo
tradicional). A diferença é que cada representante tem a opção de se tornar um
gerente e patrocinar outros representantes. A empresa de Marketing de Rede não
paga salários, ela paga comissões; portanto não existe limite para o número de
representantes ou gerentes que a empresa pode recrutar. Isso é benéfico tanto
para a empresa, devido à rápida expansão com menos risco, quanto para os
representantes, pois suas rendas não estão limitadas ao quanto eles podem
vender. Uma vez que recebem comissões extras por terem treinado outros
representantes.
De fato, Marketing de Rede, Marketing Multinível, ou
simplesmente MMN é um dos cinco principais métodos usados pelas empresas para
vender e distribuir produtos e/ou serviços para o consumidor.
Todas as empresas (MMN ou tradicionais) têm um ponto forte
em comum: elas de um modo fornecem um produto ou serviço que melhora de algum
modo a vida do consumidor. Uma vez que uma empresa tenha tal produto ou
serviço, elas precisam torná-lo amplamente conhecido. Elas alcançam isso com a
distribuição de tal item. Distribuir um produto envolve encontrar um consumidor
e fazer com que esse produto chegue até as mãos desse consumidor. Existem então
cinco maneiras de distribuir um produto ou serviço:
As Cinco Principais Maneiras de Distribuir um Produto ou
Serviço
Varejo: a empresa aluga ou compra um ponto numa área
geográfica propícia (em geral um lugar que passa um bom número de pessoas) e
contrata vendedores para atender as necessidades dos clientes que vêm até a
loja.
Mala-Direta: a empresa compra uma lista de endereços.
Contrata um gerente de marketing para escrever um catálogo de produtos e
serviços que será então enviado pelo correio para os potenciais clientes.
Tele-Marketing: a empresa compra uma lista de números de telefone.
Contrata e treina representantes para ligar para os potenciais clientes e
vender produtos e serviços pelo telefone.
Internet: a empresa cria um site na internet e o anuncia
para conseguir visitantes. A comunicação com o cliente é feita em geral de modo
escrito.
MMN: a empresa recruta um representante para vender produtos
e dá o direito desse representante encontrar e treinar outros representantes
para fazer o mesmo.
Cada um dos cinco métodos acima pode usar técnicas de um ou
mais dos outros métodos. Em outras palavras, uma empresa de varejo não está
limitada às pessoas que passam pela frente da loja. Ele pode anunciar no rádio,
televisão, enviar mala-direta e acima direcionar mais clientes até a loja. Isso
pode aumentar sensivelmente o número de clientes.
De modo similar, um representante de uma empresa de
Marketing Multinível pode usar técnicas de todos os outros quatro métodos e
também pode falar com amigos e familiares. Assim como o proprietário de um
ponto de varejo (como uma loja ou restaurante) pode falar com seus amigos e
familiares sobre o seu negócio.
Então, o que é Marketing Multinível? O principal ponto a ser
entendido é que distribuir um produto significa torná-lo conhecido. O MMN e as
outras quatro maneiras citadas são simplesmente métodos usados para tornar um
produto conhecido.
MMN é Orgânico
De modo orgânico, a Marketing de Rede é um modelo
fantástico. Por “orgânico”, eu quero dizer que se tirarmos todo o ruído e
excitação em volta desse modelo e olharmos para ele de modo conceitual, veremos
que é o modo mais puro para colocarmos um produto nas mãos do consumidor e que
também é o modo mais puro para sermos compensados pelo trabalho.
Veja o por quê:
1. No estado orgânico uma pessoa compartilha um produto de
valor com outra pessoa (não por que ela irá lucrar, mas porque o produto é
realmente bom). “Eu gosto disso, e acredito que você possa gostar também.” Isso
é puro.
2. Uma pessoa compartilha uma idéia de negócio com outra
pessoa – essa é a base de todos os negócios ao longo da história. “Eu encontrei
um negócio que eu gostei muito e talvez você queira trabalhar comigo.” Isso
também é puro.
3. A pessoa que mostrou o negócio para outra SOMENTE irá
lucrar SE a pessoa para quem ela mostrou tiver sucesso no desenvolvimento do
negócio – isso é uma atitude responsável e também é pura.
Esses três itens são os conceitos orgânicos do Marketing de
Rede que, no meu ponto de vista, são absolutamente brilhantes.
Se você olhar para a essência do marketing tradicional, você
verá uma pessoa escrevendo um anúncio e 98% das pessoas que o lêem não fazem
nada (um excelente profissional de marketing pode conseguir 10% de resposta, a
média é de 2%).
Olhe ao seu redor e veja tudo que é necessário para mover um
produto até o consumidor no modo “tradicional”, e você verá muitas ações e
recursos desperdiçados. Você pode imaginar o quão mais limpa e pura seria uma
cidade sem anúncios? Pense no número de árvores que são consumidas em nome da
publicidade, e de todo esse material que é tratado como lixo depois de um
tempo.
Talvez uma boa maneira de descrever o Marketing Multinível
seja demonstrando o quão similar a uma empresa tradicional o MMN é, e também o
quão diferente. Veja esse diagrama e entenderá.
Por favor, entenda que não estou criticando o uso das
árvores e a poluição visual, ou a publicidade de modo geral – só usei isso para
que você percebesse a quantidade de ações e recursos que desperdiçadas para
mover um produto até o consumidor, se comparado à simplicidade de uma pessoa se
comunicando com outra.
Artigo Original em Inglês, escrito por Tim Sales.
Traduzido por Lucas Marques.
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